Eu adoro artesanato, acreditem se quiser faço muitos, aprendi a fazer tanta coisa linda que até esqueço. Minha dica de hoje de artesanato são as velas. Lindas, agradar todo mundo e fácil de fazer.

 

velas_artesanais

 

Também dá pra fazer um bom dinheiro extra com a confecção de velas aromaticas, decoradas, enfim…velas artesanal.

 

Vamos ao que interessa:

 

Confira o material usado e o procedimento ideal para confeccionar velas artesanais.

 

Material:

- Parafina
- Panela grande
- Colher de pau de cabo longo
- Pavio ou barbante encerado
- Forma no formato desejado

 

Modo de fazer:

Coloque a parafina em uma panela grande, leve ao fogo brando em banho-maria e mexa com a colher de pau. Assim que ela derreter, desligue o fogo. Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente líquida. Posicione o pavio e despeje a parafina na forma e deixe esfriar.

 

Dicas:

- Prefira a parafina de cor mais branca e transparente, é a de melhor qualidade.
- Na hora de escolher o pavio, lembre-se de que quanto mais grosso for, mais depressa queima. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará mais lentamente.

- O melhor tipo de pavio é o de algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado, que não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama apaga logo.

- No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem. Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.

- Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina. Com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será o resultado da cor final.

- Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100 g de essência oleosa para cada quilo de parafina.

 

Espero que tenham gostado das dicas, ficarem feliz em saber o resultado de vocês. Em breve outras novidades.

 

Sucesso!